terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pastilha de freio falha cabulosa

Fala galera vou falar de um defeito sacana é sobre a pastilha de freio. Quando você pisa no freio faz um TEC, somente quando pisa.

Beleza vamos eliminar as possíveis falhas ou tec:

Falha 1: roda - onde o parafuso de fixação da roda pode não estar assentando direito, para tirar essa duvida trocar as rodas de lado, caso o barulho passe para outro lado, assim fica confirmado a duvida;
Falha 2: pinça do freio - ao pisar no freio faz um tec, pode ser o pino guia gasto ou pinça frouxa;
Falha 3: pastilha de freio - a mola de apoio ou mola trava, pode ter perdido a pressão deixando a pastilha frouxa;
Falha 4: conjunto suspensão - verificar as bucha e parafusos frouxos. 

Apareceu um carro santana 2.0, com sistema de freio "teves", onde a falha foi na pastilha de freio conforme figura:1;
 Figura:1
A mola de apoio que prende a pastilha no pistão da pinça do freio perdeu sua pressão, ao frear o carro fazia tec. Antes de comprar as pastilhas, trocar elas de lado ou seja pastilhas da roda direita para roda esquerda só para verificar se o defeito passa para o outro lado.




Fica a dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!









domingo, 13 de setembro de 2015

Sensor de temperatura ficou louco na Ford Ranger 2012 !!!!!!!

Fala galera, hoje vou falar sobre uma falha na Ford Ranger Limited ano 2012 com o motor Duratec.

Por incrível que pareça foi uma falha difícil de rastrear e muito sacana, devido que a mesma  enganava o Scanner. Era uma falha de ferrugem eletrônico com umidade. 
Quando o carro gera um super aquecimento o próprio funcionamento do motor muda ficando meio que travado.
Mais a Ranger apresentou um falso aquecimento, onde o instrumento localizado no painel, acusava um aquecimento, chegando na zona de alto calor. Mais o motor funcionava sereno porém falhando, devido que o sensor de temperatura estava enganando a central.

Na figura: 1, fica  o sensor de temperatura do motor duratec 2.3, localizado em cima do cabeçote junto com as velas, porém ali empossa água e gera a ferrugem. A água encontrada mais a ferrugem, fez com que o sensor fizesse leitura errada, assim enganado a central e o motorista.

Figura:1                                                                              

Solução do problema:

Não precisou tirar o sensor e sim passar ar comprimido para tirar a água,  depois disso WD40 + Limpa Contato.
PRONTO CARRO VOLTOU A FUNCIONAR



Foi preciso limpar as velas devido a ferrugem, assim garantindo melhor aterramento. Aproveitamos e trocamos os cabo de velas originais por cabos de competição de 8 mm (figura: 2), carro ficou mais forte.

PS: esses cabos são fantásticos  e baratos, melhor que os cabos originais. 

                                                                            Figura:2 

Fica a Dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Verniz vitral para personalizar: plásticos, acrílico, vidro, azulejos, madeira e porcelana.

Fala galera, vou falar sobre verniz vitral. Esse verniz tem sua aplicação no artesanato e também na personalização de lanternas e faróis automotivos.
Mais como estamos falando de carros,  vou direcionar o texto para área automotiva, porém pode ser utilizado em outras personalizações e restaurações. 
Essa técnica é muito utilizada nas restaurações de lanternas e faróis, ou  personalização. Na figura: 1, temos dois faróis  de milha já aplicado verniz vitral amarelo ouro, mais verniz PU, para o acabamento final. 

Figura: 1 
Hoje não existe mais faróis de milha ou neblina e faróis normais na cor amarelo ouro,  que existiam nas décadas de :50, 60, 70, 80 e meados de 90. Dessa forma utilizamos essa técnica. 


A durabilidade dessa técnica e fantástica nos automóveis e nos artesanatos. Nos automóveis parece que o vidro ou lanterna saiu de fabrica nem parece que foi pintado. 

O segredo da pintura:

- Limpar o vidro ou lanterna com água e sabão liquido neutro e ou desengraxante;
- Se for lanterna lixar com lixa d'água grão:  220, 360, 400;
- No caso o farol com lente de vidro não lixar, somente limpeza, com água e sabão liquido neutro e ou desengraxante;
- Aplicar verniz  vitral com duas ou três demãos na cor desejada, tanto com pistola ou pincel, (com pistola tem melhor acabamento);
- Em seguida depois do intervalo de 10 minutos, aplicar verniz  PU (figura: 2) no caso das lanternas, faróis de milha ou neblina e faróis normais do carro;
- Depois de envernizados  os  faróis de milha ou neblina e faróis normais, lixar com lixa d'água grão: 1200 ou 2500, (Lixar no dia seguinte, somente fosquear);
- A lanterna depois de envernizada, lixar com lixa d'água grão: 1200 ou 2500, (Lixar no dia seguinte, somente fosquear);
-Após lixamento, vem o polimento com massa de polir automotiva numero 2, e para finalizar cera automotiva. (NA HORA DE POLIR E LIXAR, CUIDADO COM OS CANTOS E RESSALTOS, PARA NÃO TIRAR A TINTA E O VERNIZ).

Figura: 2
Para se obter o máximo de brilho e durabilidade, tem que passar verniz PU.

Caso não tenha condições de comprar verniz PU,  pode usar verniz vitral transparente, (figura: 3), para proteger a pintura, porém não vai dar o mesmo acabamento e a durabilidade do verniz PU. 

                                                                        Figura: 3

Nessa imagem (figura: 4), verniz vitral amarelo ouro, foi utilizado na pintura dos faróis de milha na figura: 1.

Figura: 4

Outra dica, para quem quer lanternas fume, temos Colorgin fume (figura: 5), Porém precisa usar selador de plastico (não usar fundo primier). Onde ensino usar selador, conforme o artigo anterior, na aplicação em  plásticos.

Figura: 5
Nesse caso por se lanterna somente o selador, não usar fundo primier.

Fonte: imagem retirada na internet.




Fica a dica!!!!!!!!!!!!!!!

Como pintar um plastico sem descascar com passar do tempo!!!

Fala galera, vou falar sobre o produto chamado: seladora para plastico (figura: 1). Ou seja base para aderência para todos os tipos de plásticos, fixando assim a pintura com melhor qualidade e durabilidade, não vindo a ocorrer descascamento com tempo.
Essa técnica pode ser usada em carros, caminhões, tratores, aparelhos eletrônicos: automotivo, celulares, computadores, moveis etc. 

Figura: 1


Após sua aplicação, no máximo entre 10 e 15 minutos, pode aplicar o fundo ou primir como é conhecido.

Como usar:

-  Preparar a base: limpando bem sem deixar vestígios de gordura ou sujeira;
- Pode usar pincel ou pistola;
- Lixar somente a peça se precisar, com lixa d'água, nos seguintes grão:  220, 360, 400 e 1200;
- Como nem sempre temos dinheiro pode usar o grão: 220 e ou 360.
- Limpar bem a peça, com água e são neutro liquido sem silicone ou cera (sabaó liquido usado para 
lavar louça) ou desengraxante.

Após tudo preparado, pintar na cor que é desejada, caso queira passar um verniz pode usar, (pintura sintética, não precisa de verniz já tem brilho).

USAR MASCARA PARA PINTURA, NÃO FAZER SEM A MESMA!!!!!
TRABALHAR EM AMBIENTE VENTILADO.

Fica a dica!!!!!!!!!1

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Sistema de ignição com platinado (que não recebe atenção devida)

Vamos falar  sobre ignição com platinado e condensador. Esse sistema consiste num platinado que serve como um interruptor, quando fechado da sinal para bobina disparar a centelha para as velas de ignição e quando aberto não manda sinal para bobina.
Já o condensador, consiste em armazenar a carga elétrica vindo do polo negativo da bobina, durante abertura do platinado. Isso garante proteção para o platinado, não ocorrendo o pulo da faísca na abertura do platinado, somente quando o mesmo estiver fechado.                                                                        

Observação 1: caso não ache o condensador especifico do carro, qualquer  um serve todos fazem a mesma função, fica a dica.
Observação 2: Tem carros que por algum motivo SOBRENATURAL, você acerta o ponto somente acelerando o motor + - 2000 rpm, e mexendo no distribuidor, outros motores somente com a pistola de ponto. (MOTOR E IGUAL PESSOA, TEM MANIAS).

Na figura: 1, mostra um distribuidor completo, com tampa avanço avacuo e condensador.

Figura: 1

A figura:2, sem a tampa do distribuidor, onde podemos observar o rotor, que tem a função de distribuir a centelha vinda da bobina para cada vela de ignição. Logo abaixo temos o platinado e a esquerda o condessador.
   Figura: 2


 Esse sistema não incomoda e é confiável, sendo barato para manter. Porém se a pessoa tiver um pouquinho de conhecimento, conserta em casa. Porque antigamente os fabricantes de veículos, ensinavam como trocar platinado e colocar no ponto nos manuais do proprietário.

Já ouvir comentários sem fundamento onde dizem que esse sistema não presta, não vale nada. Mas e mentira e um sistema muito confiável. 

O platinado nunca vai deixar na mão, quando todo o conjunto estiver em ordem: cabos de velas, velas, rotor, bobina e circuito elétrico. Portanto o sistema funciona como um elo, se um falhar todos falham.
A seguir, na minha opinião algumas marcas de platinados e condensadores, conforme figura: 5.

Condensador: Marflex, Olimpic e Bosch. (existe mais uma marca, não lembro nesse momento).

Platinado: Bosch, Icesa, Olimpic, Trankar, Platsafe,  são os melhores platinados.


Figura: 3

Qualquer sistema com platinado pode usar a bobina Azul (54 K) de 26000 mil volts (Figura: 6), não queima o platinado. Tanto faz se a bobina é refrigerada com óleo ou não.
Quando uma bobina esquenta, nem sempre ela é a vilã e sim o conjunto, como: elétrica, ignição, velas e falta de manutenção.
Até a falta de limpeza e calibragem  das velas ocasiona falha no sistema ou até mesmo a falta de terra no circuito. Cuidado com as velas seja ela iridium ou convencional, devem ser limpas e calibradas.

Figura: 4



Qualquer que seja o sistema, é preciso fazer a  famosa manutenção, para que todo o conjunto  funcione bem e com segurança.




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Batente da suspensão da linha vw: santana, gol, saveiro, voyage

A suspensão da linha vw mcpherson figura: 1, exige alguns cuidados como: batente da torre, batente fim de curso do amortecedor, bucha da balança.

Figura: 1

A figura 2, mostra o batente novo onde não pode passar um dedo, se passar o batente está gasto dessa forma fazer a troca.

Figura: 2

Na figura 3, batente da torre: no lado esquerdo o batente novo já no lado direito batente velho.


Observações: o batente da linha  santana, gol, parati e voyage, da década de 80 e meados de 90, são diferentes das gerações atuais, onde se consegue visualizar na figura: 4.

Figura: 3


Aplicação do batente figura: 4, do santana, gol, versalies, voyage e saveiro, na década de 90 em diante.

                                                              Figura: 4

Na desmontagem da torre conforme figura: 5, deve-se tomar cuidado e usar a ferramenta de encolher mola apropriada, caso não tenha essa ferramenta não executar o serviço devido ao  RISCO GRANDE DE SE MACHUCAR COM O PULO DA MOLA.

Figura: 5

Depois de encolher a mola, verificar se a  mesma está bem presa na ferramenta. Na sequencia,  deve utilizar a ferramenta chamada vampirinho, como demonstra  a figura: 6.

Figura: 6 

Em cima do batente fica a porca, onde a ferramenta vampirinho se encaixa,  junto com uma chave alem numero 7 mm, assim travando a hástea do amortecedor e solta a porca, conforme figura: 7.

Figura: 7

Na figura: 8, usa uma ferramenta para soltar a porca que prende o amortecedor na cartucheira da suspensão.

 Figura: 8

Soltando o parafuso da cartucheira, o amortecedor vai sair, como mostra a figura: 9 abaixo. Verifique se não tem óleo na sua base. Caso tenha, tem grande chance do amortecedor está no fim da sua vida útil. 

 Figura: 9

Feito isso, é hora da montagem do batente, passar uma graxa no rolamento do batente conforme figura: 10. A graxa que aconselho a usar é a graxa: MOLYKOTE BR  PLUS, pra mim é a melhor graxa de uso geral.

                                                                 Figura: 10


OBSERVAÇÕES 1: SAGRAR O AMORTECEDOR, VIRAR A HÁSTEA PARA BAIXO COMPRIMI E DEPOIS VIRA O AMORTECEDOR PARA CIMA PUXANDO A HÁSTEA. FAZENDO ESSE MOVIMENTO 5 VEZES. DEPOIS DA SANGRIA NÃO DEITAR O AMORTECEDOR, CASO ACONTEÇA FAZER O PROCESSO NOVAMENTE.

OBSERVAÇÕES 2: DEPOIS DA MONTAGEM DA SUSPENSÃO, DEVE FAZER  A GEOMETRIA. 

A tampa homogenizador dos motores AP e MD

A tampa homogenizador dos motores AP 1.5, 1.6, 1.8, 2.0 e os motores MD 1.5 e 1.6  conforme figura 1 . Tem como principal função  pré aquecer a mistura de ar e combustível.

figura: 1

Os motores 2,0 e 1.8 ap carburado na década de 80 até 90 utilizavam a válvula de circulação dos gases da queima da combustão, que era uma exigência da época para diminuir a poluição. 

figura: 2

Porém tem muitas auto peças e mecânicos que confundem a tampa homogenizador. Nesse sistema com válvula de circulação dos gases é diferente da figura: 1.

                                                                           figura: 3

A tampa  homogenizador conforme figura: 3 é de alumínio para promover a dissipação de calor. A diferença é que os gases originados da queima,  aquecem a mistura e retornam novamente para ciclo de combustão. Proporcionando assim economia de combustível e o motor fica mais espertinho. 

Figura: 4

O perigo dessas tampas é que possuem uma o-ring, conforme figura: 5, que com tempo perdem sua eficiência de vedação. Podendo ocorrer vazamento de combustível em cima do coletor de escape, originando assim fogo.

Figura: 5



Fica a dica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11