domingo, 20 de março de 2016

Bucha do facão do fusca e derivados.

Fala galera, hoje vou explicar como trocar as buchas e regular o facão do VW.

Para regular o facão e trocar as buchas é preciso colocar o carro no nível, ou seja erguer a traseira e a frente, figura: 01
Figura: 01
                                     

O lugar mais seguro para colocar o nível é na parte da caixa de ar, figura: 02. Depois de ter colocado o carro no nível pode começar o serviço.
Figura: 02
                                       

Primeiro passo, soltar o cabo do freio de mão na alavanca, figura: 03.

Figura: 03

Depois do cabo solto, fazer uma marcação no facão com eixo, para não perde o alinhamento. A marcação pode ser feita: com canetinha ou marcar com uma talhadeira figuras: 04 e 05.

                                                                        Figura: 04
                                      

                                                                        Figura: 05
                                        

Depois de ter marcado, começa a desmontagem. Soltando o amortecedor, só na parte de baixo figura: 06
Figura: 06

Soltar o facão do eixo Figura: 07.
Figura: 07
                                       

Na sequencia soltar o limitador ou batente da suspensão, figura: 08.

Figura: 08 
                                       

Retirar o tambor,  para  soltar o cabo do freio de mão. Dessa forma fica fácil manejar o eixo e não estragar o cabo, figura: 09, 10.

Figura: 09
                                       

Figura: 10
Cabo solto!
Apoiar  o eixo em um macaco ou em qualquer objeto.
                                    

Na sequência, soltar a tampa da bucha de um ponto do facão, figura: 11, 12.

Figura: 11

Figura: 12

Olha as buchas com dois pontos que ficam para lado de dentro. A bucha da esquerda que estava no carro e o da direita bucha nova.
                                                                            Figura: 13

Buchas novas, de um ponto que ficam na tampa e a de dois pontos que ficam por dentro.

                                                                          Figura: 14

Antes de soltar o facão, faça uma marcação. Dessa forma, você não vai ficar perdido na hora de montar e regular o conjunto. 
Caso não fez a marcação não se preocupe, na sequencia eu explico!

                                                                          Figura: 15

Agora vem a parte importante, se você tiver condições de comprar a ferramenta especial para levantar o facão beleza, o serviço fica muito fácil.

Vamos continuando, depois que desmontou todas as peças conforme sequencia do texto, chegou a hora de soltar o facão da mola de torção, figura: 16. Com auxilio de um pé de cabra, lembrando  que o facão deve estar solto sem estar pré-acionado.  
Caso o facão não solte, com auxilio de um martelo bater  para "acordar a peça" figura: 17.

                                                                         Figura: 16

Figura: 17

Se a peças persistir em não sair, usar um sacador, figura: 18

Figura: 18

Agora sim, depois do sofrimento saiu o facão, olhe na figura: 19 e 20, a barra de torção.

Figura: 19

                                                                          Figura: 20
Lubrificar as estria da barra de torção com graxa ou óleo, dessa forma quando for mexer novamente, não tenha oxidação.


MONTAGEM

Colocar a bucha de dois pontos no lado de dentro, passar graxa ou vaselina na bucha. Na sequencia vem o facão, caso você esqueceu de marca o facão antes de desmontar, olhem a figura: 21. A parte de baixo do facão fica rente com os buracos do parafuso da tampa, esse é o ponto inicial.

                                                                           Figura: 21

Porém para fazer o ajuste corrento do ângulo, você vai precisar de um goniômetro para medir o grau ou ângulo. O ângulo do VW, é de 18 graus, caso queira uma traseira mais baixa, pode iniciar com  16 graus ficando ao seu  critério figura: 22.
Figura: 22

Feito isso continuar a montagem, colocar a bucha de um ponto na tampa com graxa ou vaselina, figura: 23, 24.
Figura: 23

                                                                          Figura: 24

Antes de instalar a tampa com a bucha, deve erguer o facão com auxilio de um macaco ou com a ferramenta especial !!


O grande segredo para não sofrer, compra dois parafuso mais compridos, para instalar a tampa, figura: 25. Devido que as buchas são novas e gordinhas. 
Colocar os parafusos compridos em diagonal, com aperto uniforme até encostar a tampa. Feito isso instalar os parafusos originais.
Figura: 25



Beleza meus amigos depois é só alegria e montar o restante das peças.


Super dica!


Caso a barra torção saiu junto com facão ou por acidente, ou até mesmo por curiosidade, agora complicou para acertar o ângulo.

A explicação é complicada, a parte da barra que fica para dentro, tem marcação conforme figura: 26. Na hora de colocar a barra, essas marcações devem ficar na vertical, feito isso montar o restante das peças e verificar o ângulo.

                                                                          Figura: 26

Caso não tenha a  marcação da figura: 26, não se preocupe podem ter outros tipos de marcaçoes: 
  • emblema da vw; 
  • algum numero; 
  • data;
  • desenho.
Colocar essas marcações sempre para cima, onde será o  ponto inicial da regulagem.