segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Adaptando o amortecedor traseiro dupla ação do GM Astra no VW Fusca


 Fala galera!!

Vou ensinar como adaptar os amortecedores traseiros do GM Astra 2011 no VW Fusca. Caso teu Fusca seja com embuchamento, são 04 amortecedores traseiros do GM Astra 2011. Se o Fusca for com pivô somente 02 amortecedor traseiro do GM Astra 2011.

Na figura: 01, temos no lado esquerdo o amortecedor do GM Astra 2011,  e do lado direito do Fusca tanto traseiro como dianteiro é o mesmo corpo só muda a calibragem. 
O Fusca que está sendo adaptado é com embuchamento na dianteira. Os amortecedores traseiro do GM Astra 2011, tem o mesmo curso dos amortecedores originais do Fusca, sendo assim já ajuda na adaptação para obter o sucesso. 

Figura: 01
                                             


Suspensão dianteira do Fusca com embuchamento.

Para a instalação dos amortecedores do GM Astra 2011, na suspensão dianteira do Fusca com embuchamento, é preciso fazer algumas alterações nos amortecedores como:
  1. Tirar a capa que protege a hástea do amortecedor, devido que a mesma bate no braço da suspensão dianteira, figura: 02; 
  2. Na parte de baixo do amortecedor fazer uma bucha, devido que a bucha original do amortecedor do GM Astra 2011,(na parte de baixo tem um diâmetro maior comparado com o amortecedor original do Fusca), figura: 03 e 04, LEMBRANDO QUE ESSAS BUCHAS TEM QUE FAZER NA TRASEIRA TAMBÉM !!!!
                                          Figura: 02                                               

                                               

Figura: 03 
                                                 

Figura: 04
Lembrando que esse procedimento, também é feito na traseira.
                                                  

Suspensão traseira do Fusca.

Para a instalação dos amortecedores do GM Astra 2011 na traseira do Fusca, além das buchas na parte inferior do amortecedor, tem que cortar a base da capa de proteção da hástea do amortecedor,como mostra a figura 02, onde se vê bem nítido a base de metal onde é fixado a capa.
LEMBRANDO QUE CADA FABRICANTE USA UM TIPO DE CAPA, PODENDO SER DE METAL OU PLASTICO. NESSE CASO CAPA PLASTICA COM SUPORTE DE METAL.

Para continuar a adaptação dos amortecedores do Astra, é necessário corta a parte de borracha conforme figura: 05, ficando assim rente. Diferente da figura: 02, devido ao espaço.

Figura: 05

Agora retirar a base de metal que é acoplado o protetor de hástea,  figura: 06. Devido que na traseira por não ter espaço igual da dianteira, conforme figura: 02. Dessa forma é feito o corte para retirar o metal e a ponta da borracha.

Figura: 06



Avaliação dos amortecedores.
  • Carro ficou macio e com mais estabilidade;
  • Devido que o amortecedor é de dupla ação.

Avaliação dos amortecedores contra.

  • Fazer as buchas;
  • Recortar a lateral das borrachas;
  • Retira o protetor da hástea;
  • Custo, comparados aos originais.

Fica mais uma super dica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!










Desativando o ar quente do VW: Santana, Gol, Voyage e Parati entre outros com motor AP !!!

Fala galera,

Hoje vou ensinar como desativar o sistema de ar quente do VW: Santana, Gol, Voyage e Parati com motor AP. Esse procedimento e simples porém exige ferramentas e peças.
Vamos falar das peças para fazer a modificação figura: 01, 02, 03 e 04:
  • Tampa cega figura:01, para substituir o flange figura: 02;
  • Trocar o tubo de água do ar quente figura: 03, para o tubo de água sem ar quente figura: 04.

Figura: 01 
Tampa cega

Figura: 02
Flange do ar quente retorno do radiador do painel.

Figura: 03
Olhem a diferença do tubo de ar quente com 4 entradas, sendo uma para o ar quente (entrada do radiador do painel) e o restante para refrigeração.
  

Figura: 04
Tubo sem ar quente com 3 entrada de água. 


Passo 01 - Trocando o tubo !

Para trocar o  tubo de água  é preciso soltar as mangueiras, que ficam ligadas no tubo. Feito isso, soltar o tubo de água que fica fixado com os parafuso, que unem o motor com o cambio.
Apos a retirada do tubo de água antigo, instalar o novo tubo de água e com as mangueiras sendo que: 
  • Mangueira do reservatório de expansão, que já estava instalada no outro tubo de água figura: 05;
  • Mangueira da bomba d'água, que já estava instalada no outro tubo de água figura: 06;
  • Mangueira que fica instalada no coletor de admissão, que já estava instala no outro tubo de água figura: 07. 

Figura: 05
                                      

                                                                         Figura: 06

Figura: 07

A unica mangueira que não vai ser ligada e do ar quente, olhem as  figuras 08 e 09. A diferença entre os tubos, fica por conta da saída de água quente para o radiador de ar quente, localizado de baixo do painel.

Figura: 08
Curva sem a saída do ar quente.

 Figura: 09
Curva com a saída do ar quente para o radiador do painel.

Passo 02 - Instalando a tampa cega !

Depois de instalar o tubo de água é preciso colocar a tampa cega, devido que por trás do cabeçote e o retorno da água quente, onde circula pelo radiador de ar quente localizado debaixo do painel.
Para instalar a tampa cega é preciso retirar o flange do retorno da água do radiador do ar quente, figura:10.

Figura: 10
Flange do retorno do ar quente.
                                    

Feito a retirada do flange, vem a tampa cega, figura 11 e 12.

Figura: 11
Instalar o flange com anel oring !!

Figura: 12
Tampa cega no lugar, não aperta com exagero, aperto sensato!!!!!!! 


Outras dicas!!!!!111

Esse procedimento de desativar o sistema de ar quente, é feito quando o radiador do ar quente que fica localizado de baixo do painel fura, por questão financeira muitos desligam o ar quente ou outros por emergência.
Falando em emergência, caso o radiador fure e você está em lugar sem recursos somente com umas ferramentas e a coragem, você pode fazer o seguinte procedimento conforme figura: 13;
  1. A mangueira que fica no flange localizado atrás do cabeçote, o mesmo é o retorno da água do radiador do ar quente, ela vai até o radiador do ar quente beleza;
  2. No tubo da água tem outra mangueira que vai para radiador, solte mangueira do tubo;
  3. A mangueira do flange ligue no tubo de água conforme figura: 13.

Simples galera, essa dica serve para um socorro ou falta de dinheiro para instalar a tampa cega e o novo tubo de agua. Lembando completar com água o radiador, devido que a água do ar quente é a mesma que refrigera o motor.

Figura: 13


 Fica a dica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!