segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Batente da suspensão da linha vw: santana, gol, saveiro, voyage

A suspensão da linha vw mcpherson figura: 1, exige alguns cuidados como: batente da torre, batente fim de curso do amortecedor, bucha da balança.

Figura: 1

A figura 2, mostra o batente novo onde não pode passar um dedo, se passar o batente está gasto dessa forma fazer a troca.

Figura: 2

Na figura 3, batente da torre: no lado esquerdo o batente novo já no lado direito batente velho.


Observações: o batente da linha  santana, gol, parati e voyage, da década de 80 e meados de 90, são diferentes das gerações atuais, onde se consegue visualizar na figura: 4.

Figura: 3


Aplicação do batente figura: 4, do santana, gol, versalies, voyage e saveiro, na década de 90 em diante.

                                                              Figura: 4

Na desmontagem da torre conforme figura: 5, deve-se tomar cuidado e usar a ferramenta de encolher mola apropriada, caso não tenha essa ferramenta não executar o serviço devido ao  RISCO GRANDE DE SE MACHUCAR COM O PULO DA MOLA.

Figura: 5

Depois de encolher a mola, verificar se a  mesma está bem presa na ferramenta. Na sequencia,  deve utilizar a ferramenta chamada vampirinho, como demonstra  a figura: 6.

Figura: 6 

Em cima do batente fica a porca, onde a ferramenta vampirinho se encaixa,  junto com uma chave alem numero 7 mm, assim travando a hástea do amortecedor e solta a porca, conforme figura: 7.

Figura: 7

Na figura: 8, usa uma ferramenta para soltar a porca que prende o amortecedor na cartucheira da suspensão.

 Figura: 8

Soltando o parafuso da cartucheira, o amortecedor vai sair, como mostra a figura: 9 abaixo. Verifique se não tem óleo na sua base. Caso tenha, tem grande chance do amortecedor está no fim da sua vida útil. 

 Figura: 9

Feito isso, é hora da montagem do batente, passar uma graxa no rolamento do batente conforme figura: 10. A graxa que aconselho a usar é a graxa: MOLYKOTE BR  PLUS, pra mim é a melhor graxa de uso geral.

                                                                 Figura: 10


OBSERVAÇÕES 1: SAGRAR O AMORTECEDOR, VIRAR A HÁSTEA PARA BAIXO COMPRIMI E DEPOIS VIRA O AMORTECEDOR PARA CIMA PUXANDO A HÁSTEA. FAZENDO ESSE MOVIMENTO 5 VEZES. DEPOIS DA SANGRIA NÃO DEITAR O AMORTECEDOR, CASO ACONTEÇA FAZER O PROCESSO NOVAMENTE.

OBSERVAÇÕES 2: DEPOIS DA MONTAGEM DA SUSPENSÃO, DEVE FAZER  A GEOMETRIA. 

A tampa homogenizador dos motores AP e MD

A tampa homogenizador dos motores AP 1.5, 1.6, 1.8, 2.0 e os motores MD 1.5 e 1.6  conforme figura 1 . Tem como principal função  pré aquecer a mistura de ar e combustível.

figura: 1

Os motores 2,0 e 1.8 ap carburado na década de 80 até 90 utilizavam a válvula de circulação dos gases da queima da combustão, que era uma exigência da época para diminuir a poluição. 

figura: 2

Porém tem muitas auto peças e mecânicos que confundem a tampa homogenizador. Nesse sistema com válvula de circulação dos gases é diferente da figura: 1.

                                                                           figura: 3

A tampa  homogenizador conforme figura: 3 é de alumínio para promover a dissipação de calor. A diferença é que os gases originados da queima,  aquecem a mistura e retornam novamente para ciclo de combustão. Proporcionando assim economia de combustível e o motor fica mais espertinho. 

Figura: 4

O perigo dessas tampas é que possuem uma o-ring, conforme figura: 5, que com tempo perdem sua eficiência de vedação. Podendo ocorrer vazamento de combustível em cima do coletor de escape, originando assim fogo.

Figura: 5



Fica a dica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11