quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Sistema de ignição com platinado (que não recebe atenção devida)

Vamos falar  sobre ignição com platinado e condensador. Esse sistema consiste num platinado que serve como um interruptor, quando fechado da sinal para bobina disparar a centelha para as velas de ignição e quando aberto não manda sinal para bobina.
Já o condensador, consiste em armazenar a carga elétrica vindo do polo negativo da bobina, durante abertura do platinado. Isso garante proteção para o platinado, não ocorrendo o pulo da faísca na abertura do platinado, somente quando o mesmo estiver fechado.                                                                        

Observação 1: caso não ache o condensador especifico do carro, qualquer  um serve todos fazem a mesma função, fica a dica.
Observação 2: Tem carros que por algum motivo SOBRENATURAL, você acerta o ponto somente acelerando o motor + - 2000 rpm, e mexendo no distribuidor, outros motores somente com a pistola de ponto. (MOTOR E IGUAL PESSOA, TEM MANIAS).

Na figura: 1, mostra um distribuidor completo, com tampa avanço avacuo e condensador.

Figura: 1

A figura:2, sem a tampa do distribuidor, onde podemos observar o rotor, que tem a função de distribuir a centelha vinda da bobina para cada vela de ignição. Logo abaixo temos o platinado e a esquerda o condessador.
   Figura: 2


 Esse sistema não incomoda e é confiável, sendo barato para manter. Porém se a pessoa tiver um pouquinho de conhecimento, conserta em casa. Porque antigamente os fabricantes de veículos, ensinavam como trocar platinado e colocar no ponto nos manuais do proprietário.

Já ouvir comentários sem fundamento onde dizem que esse sistema não presta, não vale nada. Mas e mentira e um sistema muito confiável. 

O platinado nunca vai deixar na mão, quando todo o conjunto estiver em ordem: cabos de velas, velas, rotor, bobina e circuito elétrico. Portanto o sistema funciona como um elo, se um falhar todos falham.
A seguir, na minha opinião algumas marcas de platinados e condensadores, conforme figura: 5.

Condensador: Marflex, Olimpic e Bosch. (existe mais uma marca, não lembro nesse momento).

Platinado: Bosch, Icesa, Olimpic, Trankar, Platsafe,  são os melhores platinados.


Figura: 3

Qualquer sistema com platinado pode usar a bobina Azul (54 K) de 26000 mil volts (Figura: 6), não queima o platinado. Tanto faz se a bobina é refrigerada com óleo ou não.
Quando uma bobina esquenta, nem sempre ela é a vilã e sim o conjunto, como: elétrica, ignição, velas e falta de manutenção.
Até a falta de limpeza e calibragem  das velas ocasiona falha no sistema ou até mesmo a falta de terra no circuito. Cuidado com as velas seja ela iridium ou convencional, devem ser limpas e calibradas.

Figura: 4



Qualquer que seja o sistema, é preciso fazer a  famosa manutenção, para que todo o conjunto  funcione bem e com segurança.




Junta do cabeçote e os cuidados !!!!!!!

Junta do cabeçote figura: 1, é uma peça vital, ela tem a função de vedação entre o próprio cabeçote com o bloco do motor. Garantindo assim uma vedação entre as galerias de circulação de: óleo,  água de refrigeração do motor, vedação da Câmara de combustão e  em alguns casos gases.

Figura: 1
Resultado de imagem para sabo junta do cabeçote
Fonte: imagem retirada na internet. 


Principais causas do estrago da junta do cabeçote.


Muitas vezes é por falta de manutenção do veiculo como:


  • Falta de trocar a água do radiador;
  • Falta de aditivos na água  do radiador;
  • Falta da preventiva, por exemplo: um carro com mais de 10 ou 20 anos, a junta já está contaminada por óleo, combustível, excesso de calor entre outros fatores. Além disso por ser  tratar de uma vedação cansada e velha, tendo um risco de estragar sem aviso.

Outro fatores:



  • Falta de conhecimento técnico na hora de fazer o excesso de taxação no cabeçote, (quero um carro que ande bem, mais sem saber dos riscos que podem ocasionar. Além de  estragar o cabeçote, podendo ocorrer o risco de quebrar o virabrequim, bielas entre outras peças);
  • Excesso de taxa de compressão aliado com turbo, sem o devido conhecimento técnico, gera muito calor e força mecânica. Se o sistema de refrigeração  e o óleo lubrificante do motor não estiverem ok, vai estragar a junta do cabeçotes e outros componentes do motor;
  • Óleo do motor também refrigera as peças, por isso é fundamental um óleo de qualidade. Também deve  respeitar as trocas do mesmo e nos km corretos;
  • Combustível adulterado gera calor, fora do normal e destrói o motor e as peças de vedação;
  • Válvula termostática, ela tem prazo de vida útil, ainda mais sem aditivo, diminui ao máximo sua vida. (rezar pra que ela trave aberta).
  • Excesso de torque ou falta, estraga a junta do cabeçote  entre  outros componentes do motor. Isso está relacionado ao fato de não conhecer procedimento técnico e as próprias ferramentas.





Quando for mexer no carro para ganhar um rendimento, tenha conhecimento ou procure um mecânico com conhecimento. Quem acha que sabe tudo faz estrago, tem que ter conhecimento e fazer as manutenções preventivas e obrigatórias e o uso do aditivo do radiador e troca correta do óleo do motor.