Já o condensador, consiste em armazenar a carga elétrica vindo do polo negativo da bobina, durante abertura do platinado. Isso garante proteção para o platinado, não ocorrendo o pulo da faísca na abertura do platinado, somente quando o mesmo estiver fechado.
Observação 1: caso não ache o condensador especifico do carro, qualquer um serve todos fazem a mesma função, fica a dica.
Observação 2: Tem carros que por algum motivo SOBRENATURAL, você acerta o ponto somente acelerando o motor + - 2000 rpm, e mexendo no distribuidor, outros motores somente com a pistola de ponto. (MOTOR E IGUAL PESSOA, TEM MANIAS).
Na figura: 1, mostra um distribuidor completo, com tampa avanço avacuo e condensador.
Figura: 1
A figura:2, sem a tampa do distribuidor, onde podemos observar o rotor, que tem a função de distribuir a centelha vinda da bobina para cada vela de ignição. Logo abaixo temos o platinado e a esquerda o condessador.
Figura: 2
Esse sistema não incomoda e é confiável, sendo barato para manter. Porém se a pessoa tiver um pouquinho de conhecimento, conserta em casa. Porque antigamente os fabricantes de veículos, ensinavam como trocar platinado e colocar no ponto nos manuais do proprietário.
Já ouvir comentários sem fundamento onde dizem que esse sistema não presta, não vale nada. Mas e mentira e um sistema muito confiável.
Já ouvir comentários sem fundamento onde dizem que esse sistema não presta, não vale nada. Mas e mentira e um sistema muito confiável.
O platinado nunca vai deixar na mão, quando todo o conjunto estiver em ordem: cabos de velas, velas, rotor, bobina e circuito elétrico. Portanto o sistema funciona como um elo, se um falhar todos falham.
A seguir, na minha opinião algumas marcas de platinados e condensadores, conforme figura: 5.
Condensador: Marflex, Olimpic e Bosch. (existe mais uma marca, não lembro nesse momento).
Platinado: Bosch, Icesa, Olimpic, Trankar, Platsafe, são os melhores platinados.
Figura: 3
Qualquer sistema com platinado pode usar a bobina Azul (54 K) de 26000 mil volts (Figura: 6), não queima o platinado. Tanto faz se a bobina é refrigerada com óleo ou não.
Quando uma bobina esquenta, nem sempre ela é a vilã e sim o conjunto, como: elétrica, ignição, velas e falta de manutenção.
Até a falta de limpeza e calibragem das velas ocasiona falha no sistema ou até mesmo a falta de terra no circuito. Cuidado com as velas seja ela iridium ou convencional, devem ser limpas e calibradas.
Figura: 4
Qualquer que seja o sistema, é preciso fazer a famosa manutenção, para que todo o conjunto funcione bem e com segurança.