Junta do cabeçote figura: 1, é uma peça vital, ela tem a função de vedação entre o próprio cabeçote com o bloco do motor. Garantindo assim uma vedação entre as galerias de circulação de: óleo, água de refrigeração do motor, vedação da Câmara de combustão e em alguns casos gases.
Figura: 1
Fonte: imagem retirada na internet.
Principais causas do estrago da junta do cabeçote.
Muitas vezes é por falta de manutenção do veiculo como:
- Falta de trocar a água do radiador;
- Falta de aditivos na água do radiador;
- Falta da preventiva, por exemplo: um carro com mais de 10 ou 20 anos, a junta já está contaminada por óleo, combustível, excesso de calor entre outros fatores. Além disso por ser tratar de uma vedação cansada e velha, tendo um risco de estragar sem aviso.
Outro fatores:
- Falta de conhecimento técnico na hora de fazer o excesso de taxação no cabeçote, (quero um carro que ande bem, mais sem saber dos riscos que podem ocasionar. Além de estragar o cabeçote, podendo ocorrer o risco de quebrar o virabrequim, bielas entre outras peças);
- Excesso de taxa de compressão aliado com turbo, sem o devido conhecimento técnico, gera muito calor e força mecânica. Se o sistema de refrigeração e o óleo lubrificante do motor não estiverem ok, vai estragar a junta do cabeçotes e outros componentes do motor;
- Óleo do motor também refrigera as peças, por isso é fundamental um óleo de qualidade. Também deve respeitar as trocas do mesmo e nos km corretos;
- Combustível adulterado gera calor, fora do normal e destrói o motor e as peças de vedação;
- Válvula termostática, ela tem prazo de vida útil, ainda mais sem aditivo, diminui ao máximo sua vida. (rezar pra que ela trave aberta).
- Excesso de torque ou falta, estraga a junta do cabeçote entre outros componentes do motor. Isso está relacionado ao fato de não conhecer procedimento técnico e as próprias ferramentas.
Quando for mexer no carro para ganhar um rendimento, tenha conhecimento ou procure um mecânico com conhecimento. Quem acha que sabe tudo faz estrago, tem que ter conhecimento e fazer as manutenções preventivas e obrigatórias e o uso do aditivo do radiador e troca correta do óleo do motor.
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