A suspensão da linha vw mcpherson figura: 1, exige alguns cuidados como: batente da torre, batente fim de curso do amortecedor, bucha da balança.
Figura: 1
A figura 2, mostra o batente novo onde não pode passar um dedo, se passar o batente está gasto dessa forma fazer a troca.
Figura: 2
Na figura 3, batente da torre: no lado esquerdo o batente novo já no lado direito batente velho.
Observações: o batente da linha santana, gol, parati e voyage, da década de 80 e meados de 90, são diferentes das gerações atuais, onde se consegue visualizar na figura: 4.
Figura: 3
Aplicação do batente figura: 4, do santana, gol, versalies, voyage e saveiro, na década de 90 em diante.
Figura: 4
Na desmontagem da torre conforme figura: 5, deve-se tomar cuidado e usar a ferramenta de encolher mola apropriada, caso não tenha essa ferramenta não executar o serviço devido ao RISCO GRANDE DE SE MACHUCAR COM O PULO DA MOLA.
Figura: 5
Depois de encolher a mola, verificar se a mesma está bem presa na ferramenta. Na sequencia, deve utilizar a ferramenta chamada vampirinho, como demonstra a figura: 6.
Figura: 6
Em cima do batente fica a porca, onde a ferramenta vampirinho se encaixa, junto com uma chave alem numero 7 mm, assim travando a hástea do amortecedor e solta a porca, conforme figura: 7.
Figura: 7
Na figura: 8, usa uma ferramenta para soltar a porca que prende o amortecedor na cartucheira da suspensão.
Figura: 8
Soltando o parafuso da cartucheira, o amortecedor vai sair, como mostra a figura: 9 abaixo. Verifique se não tem óleo na sua base. Caso tenha, tem grande chance do amortecedor está no fim da sua vida útil.
Figura: 9
Feito isso, é hora da montagem do batente, passar uma graxa no rolamento do batente conforme figura: 10. A graxa que aconselho a usar é a graxa: MOLYKOTE BR PLUS, pra mim é a melhor graxa de uso geral.
Figura: 10
OBSERVAÇÕES 1: SAGRAR O AMORTECEDOR, VIRAR A HÁSTEA PARA BAIXO COMPRIMI E DEPOIS VIRA O AMORTECEDOR PARA CIMA PUXANDO A HÁSTEA. FAZENDO ESSE MOVIMENTO 5 VEZES. DEPOIS DA SANGRIA NÃO DEITAR O AMORTECEDOR, CASO ACONTEÇA FAZER O PROCESSO NOVAMENTE.
OBSERVAÇÕES 2: DEPOIS DA MONTAGEM DA SUSPENSÃO, DEVE FAZER A GEOMETRIA.
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