Fala galera !!!!!!!!!!!
Nessa postagem, vou explicar o procedimento da instalação do minisobrecarter da EMPI, figura: 01 - (código do produto EMPI: 17-2872-0).
O minisobrecarter é importado, mais vale muito apena por ser da marca EMPI, a famosa marca especializada em derivador ar da VW, com peças de alta performance ou peças originais.
A função do minisobrecarter é substituir as seguintes peças: peneira e a tampa do cárter, que são as peças originais dos motores -1200, 1300, 1600 e 1700, do VW refrigerado a ar.
Conforme figura: 02, temos o minisobrecarter que por sua vez tem por objetivo:
- Melhorar o sistema de filtragem do óleo com refil em aço inox;
- Não deixando o pescador sem óleo em manobras bruscas, devido a profundidade do minisobrecarter;
- O mesmo refrigera o óleo com mais eficiência devido que a tampa é de alumínio e a original e de aço.
Figura: 01
Minisobrecarte com acessórios.
Figura: 02
Olha a diferença: o sistema original a esquerda e o da EMPI a direita.
Antes de trocar o sistema original pelo da EMPI, as figuras: 3 e 4, mostram os dois sistemas.
Figura: 03
Sistema original
Figura: 04
PROCEDIMENTO DA MONTAGEM!!!!!!!!
Para montar o sistema, precisamos esgotar o óleo do motor figura: 05.
NUNCA JAMAIS, JOGAR O ÓLEO NO MEIO AMBIENTE, E SIM LEVAR NOS POSTOS DE GASOLINA OU OFICINAS, PARA DAR DESTINO CORRETO AO FLUIDO.
Continuando, após a drenagem do óleo do motor, é necessário a retirada da tampa e a peneira, ficando dessa forma o cárter figura: 06.
Figura: 06
Manual em inglês da montagem das peças, figura: 07.
Figura: 07
Passo 01:
Verificar o comprimento do prisioneiro da tampa do carter, figura: 8 e 9
figura: 8
Antes de colocar o prisioneiro novo, devemos medir o comprimento do prisioneiro que está instalado no bloco do motor. Colocar somente a tampa junto com a junta de papel, somente dessa forma podemos medir o comprimento do prisioneiro corretamente.
Caso o comprimento esteja de acordo não tem necessidade de trocar. Se por ventura o prisioneiro ficou comprido, usar arruelas como calço.
Figura: 9
Montagem da válvula de alivio junto com a mola de pressão, figuras:10 e 11.
Figura: 10
figura: 11
Passo 03:
Montagem da válvula na tampa do minisobrecarter figura: 12 e 13.
Figura: 12
Figura: 13
Atenção, na base da tampa existe um suporte onde a mola vai se apoiar.
Passo 04:
Instalando a borracha de vedação no filtro, onde a mesma se apoia junto com a válvula, conforme figuras: 14 e 15.
Figura: 14
Figura: 15
Passo 05:
Instalando o filtro na válvula, figuras: 16 e 17.
Figura: 16
Figura: 17
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd8OJRo90wSCIvsmfJ2OjGnx4IWQVy1C2z0gQF8PQRVbSvLdqEpaJLZ9-5gOoDBGq13I1Dp9bucQnjC_bny5kbWw63YB8APGRDBCDz0JeA6ywwtwF1xm73TaJr_9lmq1ph5_dHWgyhBkY/s320/20160214_093625.jpg)
Passo 06:
Identificando as borrachas que vão no tubo pescador de óleo:
Na figura: 18, mostra o pescador fino com ressaldo na base.
figura: 18
Para esse pescador é utilizada a borracha de vedação da direita, conforme figura: 19. Onde tem o diâmetro interno menor com chanfro.
figura: 19
A figura: 20, para efeito de curiosidade, o sistema já montado antes da instalação no motor.
Figura: 20
Após ter identificado tubo pescador e a borracha de vedação, chega a hora de instalar, figura: 21.
Figura: 21
MUITA ATENÇÃO NA MONTAGEM DA BORRACHA, E O ENCAIXE DO CHANFRO DAS DUAS PEÇAS, TUBO E BORRACHA.
Na figura: 22 borracha já encaixada.
Figura: 22
Passo 08:
Chegando a grande hora, instalação do minisobrecarter. Bom antes de instalar o sobrecarter, devemos colocar a junta de papel untada com óleo figura: 23.
Figura: 23
Depois de instalar a junta de papel vem o conjunto minisobrecarter, figura: 24.
figura: 24
Na figura: 25 mostra o sistema já pronto.
Figura: 25
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjawhj2-twzy6VMqK6XRLxPRz3X5C4ItZ6G0PJjUId0hIV4G3dtFVR1P_JJLawN9jhEWktneAYNpAcxlzdDzrv9sJIXJtaWnxCRE1OBvv7PZBf_Buko2JuxlLKWtvaVt8Xphk1Hz06UhEo/s320/20160214_114330.jpg)
Passo 09:
Colocar o óleo de sua preferencia.
bacana gostei
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