Fala galera,
Hoje ano 2020, tem peças novas para dínamo do fusca e derivados. Vamos restaurar o dínamo.
Quando você for comprar as peças, para reparar o dínamo verifique se ele é Wapsa ou Bosch. Os Wapsa tem a tampa mancal traseira larga e a plaqueta conforme a figura: 1. Já os Bosch tem tampa fina e as inscrições estampada na carcaça, não usa plaqueta.
Figura: 01
Ambas as marcas são excelente, mais vale lembrar que é mais fácil achar induzido novo da Bosch e demais componentes com preços mais em conta.
Vale lembrar que será feito o serviço no dínamo Wapsa, o serviço é igual no dínamo Bosch.
Na figura: 2, primeiro retire as escova ou carvão.
Figura: 02
Na figura:3 notamos dois pontos vermelhos é ali que passa o positivo D+. Começamos a soltar o parafuso do borne D+ " positivo da tampa mancal da frente", onde fica as escova figura: 4.
Figura: 03
Figura: 04
Feito isso soltamos os parafusos que une a carcaça com as tampas dos mancais, conforme a figura:5.
Figura: 5
Tirou o parafuso, soltar as tampas com auxilio de chave de fenda, com muito cuidado para não danificar as peças, figura: 6.
Figura: 6
Soltou a parte de baixo dínamo onde fica a ventilador, prende o eixo na morsa ou em um lugar bom para poder trabalhar, e retire a tampa da frente primeiro. Dai sim puxe a carcaça conforme as figuras:7, 8 e 9.
Figura: 7
Figura: 8
Figura: 9
Olha isso o induzido, figura: 10
Figura: 10
Na tampa mancal do rolamento traseiro figura: 11, temos a chapa mancal do rolamento, onde a mesma tem a função de segurar o rolamento para não dar jogo.
Verificar se a tampa não está trincada, se o rolamento não está muito solto, se a chapa não está danificada e se arruela de encosto se encontra entre a chapa e o rolamento.
Figura: 11
Carcaça sem as tampas e o induzido.
TESTANDO O INDUZIDO
Antes de iniciar o teste e importante limpar o induzido, para não ocorrer erro de leitura tanto no multímetro e no teste com a lampada.
Na figura: 12, lixar o coletor sem água, com ma lixa d'água numero 220.
Figura: 12
Depois de lixar o coletor, lembrando não precisa lixar muito é só da um brilho pronto, já é suficiente conforme figura: 13.
Figura: 13
Depois de lixar o coletor limpar todo o induzido com WD 40 ou limpa contato figura:14, somente com esses produtos.
Figura: 14
Agora testar o induzido para saber se está em curto ou não.
Eu prefiro utilizar a lampa para testar o induzido e o coletor, eu acho mais preciso que o multímetro. Na figura: 15, você testa o induzido fio vermelho conforme a imagem a baixo para ilustrar, e a outra ponta do fio preso no eixo, conforme a imagem a baixo para ilustrar.
Figura: 15
- Induzido com eixo acende a luz, está tudo ok;
- Induzido com coletor não acende tudo ok;
- Coletor entre suas placas normal;
- Agora o induzido com coletor acende a luz, problemas induzido em curto.
Caso utilizem o multímetro, deve ser feita a leitura na escala de continuidade.
Atenção fazer os testes, lamina por lamina do induzido e do coletor.
ADAPTANDO INDUZIDO BOSCH NO DÍNAMO WAPSA
Caso não ache o induzido Wapsa do dínamo Wapsa, pode usar o induzido Bosch figura:16.
Figura: 16
As diferenças dos induzidos Bosch e Wapsa e no eixo traseiro, conforme figura: 17. O induzi na parte superior é o Wapsa e abaixo o Bosch, a diferença fica por conta da trava, sendo que Wapsa é recuado já o Bosch não.
Figura: 17
Figura: 18
Figura: 19
Calço adaptador da esquerda é do sistema Bosch, e o da direita é calço original Wapsa é só trocar os calços Wapsa pelo Bosch. Lembrando lado do coletor!
Figura: 20
Calço adaptador da superior é do sistema Wapsa, e o inferior e calço Bosch é só trocar os calços Wapsa pelo Bosch. Lembrando lado do ventilador!
Para ilustrar melhor os adaptadores da parte de trás do induzido Bosch, na figura 21, temos calço do Wapsa e na figura 22, calço adaptado para o induzido Bosch ser adaptado.
Figura: 21
Figura: 22
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnw9eCAs7VyRqdfdHypuOIY4cRQz-rQIFm9dTSumgsCMDsIVwqrKtOXqeZXnSCeWJ1llGwERyokjRbDP1w1y-CPK-GBWDq5w02xEJ1Rg-pMRqpFzZwgXb5mId3GnriyW-PXxWWh28bMi4/s320/IMG_20180701_110905.jpg)
E na figura: 23, adaptador na parte da frente do induzido Bosch.
Figura: 23
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Figura: 24
Figura: 25
Figura: 26
TESTANDO A TAMPA PORTA ESCOVA
É importante testar a tampa porta escova, tanto do dínamo Wapasa e Bosch, porque o borne D+ não podem estar em curto com a tampa.
Verificar se a tampa não está trincada, se o rolamento não está muito solto, se a arruela de encosto se encontra entre rolamento e o alojamento do mesmo e a mola.
Com a lampada de teste o multímetro na escala de continuidade fazemos o teste conformes as figuras abaixo.
Figura: 27, suporte da escova negativo pode fechar curto.
Figura: 27
Figura: 28, suporte da escova positivo ou borne D+ não pode fechar curto com o negativo.
Figura: 28
Muito bom 👍
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