Fala galera,
Hoje vou falar novamente da manutenção preventiva e explicando a importância da troca do fluido de freio do carro, caminhonetes, trator caminhão etc.
O fluido de freio tem vida útil, ou seja, trocar a cada 24 meses (carro com uso diário) ou 50 mil km, quem chegar primeiro. Veículos de pouco uso por exemplo: carros de coleção, carros que só vai no mercado etc, trocar a cada 12 meses.
Esse cuidado é fundamental para:
- Zelo do sistema hidráulico, que aumenta a sua vida útil;
- Segurança do fluido novo, devido que o mesmo não perdeu a sua função de suportar alto índice de calor, proteção contra a ferrugem, não congela, não ferve facilmente e o mais importante segurança;
- O risco de ficar sem freio é menor, devido ao óleo novo (quando óleo velho começa ferver devido a frenagem constante o sistema fica inoperante);
Vou usar o exemplo de um GM - Classic 2013, um carro fenomenal que não gasta nada de combustível, manutenção quase zero e muito barato de manter.
Foi feita a troca do óleo do freio, ele estava com 17200 km rodados (CARRO NOVO). Como ele foi fabricado em 2013, rodou muito pouco, deveria ter sido trocado seu fluido de freio com 12 meses. Bom o óleo saiu muito sujo enferrujado.
Para fazer a troca do fluido, que pode ser feita em casa, você precisa saber qual é o DOT: Figura: 1, que o veiculo usa.
Figura: 1
Depois de saber qual é o fluido (DOT), você pode começar a sangria do sistema, com uma pessoa (caso não tenha maquina para fazer sangria, sozinho):
- Não precisa que o motor fique ligado;
- Preparar os frascos novos de fluido de freio, para abastecer o reservatório (figura: 3), quando o mesmo começar a baixar o nível. (ATENÇÃO, NÃO DEIXAR ACABAR O ÓLEO DO RESERVATÓRIO, SEMPRE COMPLETANDO);
- Como é troca de fluido não precisa fazer sequência de rodas, pode começar pelas rodas da frente para trás ou vice versa;
- Bombeie o pedal de freio algumas vezes;
- A pessoa que vai ficar na roda para fazer a sangria, vai falar para pessoa que está bombeando para freiar e segurar o pedal e acompanha a decida apos queda de pressão, mais tem que segurar e só vai soltar o pedal, quando a pessoa que está sangrando fechar o sangrador ;
- A pessoa que está na roda vai abrir o sangrando (Figura: 2). A pessoa que está bombando vai acompanhar a descida do pedal, devido a queda da pressão, só vai soltar o pedal e bombear novamente, quando fechar o sangrador. Esse movimento vai se repetir varias vezes, até o fluido novo aparecer.(SEMPRE DE OLHO NO RESERVATÓRIO DE FREIO, FIGURA: 3);
- Depois que o óleo novo saiu pelo sangrador, pode pular para próxima roda.
Figura:2
Figura:3
Aproveite que cada lado do carro vai ficar sem as rodas e verifique os itens:
- O estado dos amortecedores (figura: 4), se os mesmos não estão "babando" e os batentes do limitador do amortecedor se estão ok;
- Verifique o estado do flexível do freio, figura: 5:
- não pode estar rachado;
- não pode estar, muito duro e nem muito mole;
- não pode inchar na hora de pisar no pedal do freio;
- não pode estar suando;
- flexível velho com mais de 5 anos, aconselho fazer a troca, e barato e é uma peça vital.
- Pastilha de freio analisar o estado, caso esteja no fim da sua vida, trocar (figura: 6);
- Ao verificar as pastilhas, analise as piças e cilindros de freio das rodas (figura: 6), verificando se estão sem vazamento e não pode estar travados.
- Aproveite também para verificar as coifas da homocinéticas, (figuras: 7 e 8), não podem estar rachadas e ressecadas;
Figura:4
Figura: 5
Figura: 6
Figura: 7
Figura: 8
Fica a dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Observação 1: Ao fazer a sangria, não precisar seguir a sequencia cruzada de sangria, pode começar pelas rodas dianteiras e pular para as rodas traseira ou vice versa.
Observação 2: A pessoa que está bombeando deve prestar atenção, e seguir o pedal até fim de curso quando o sangrador for aberto, depois que fechar o sangrador, pode bombear novamente, tendo ok da pessoa que está no sangrador.
Observação 3: A pessoa que está no sangrador antes de abrir, deve avisar a pessoa que está bombeando, para que a mesma pise firme no pedal e acompanhe até curso final. Bombear novamente depois que sangrador estiver fechado.
Observação 4: pode sangra normalmente carro com ABS, como se fosse sistema convencional.
Observação 5: nunca deixar o reservatório esvaziar, sempre enchendo.
Caso o reservatório esvazie, é obrigatório a sangria em Z ou em X !!!!!!!!!!!!
No sistema de freio com cilindro simples por exemplo fusca (fusca tem cilindro simples e duplo, porém só vai um cano principal para as rodas traseiras), deve fazer a sangria em forma de Z, ou seja:
- Sangrar a roda traseira direita;
- Depois pular para roda traseira esquerda:
- Nessa sequencia sangrar a roda dianteira direita;
- Por fim roda dianteira esquerda.
Sempre abastecendo reservatório!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se o sistema, for cilindro duplo exemplo gol, santana, vai dois tubos para as rodas traseiras, (carros mais novos), a sangria é de forma cruzada X ou seja:
- Sangrar a roda traseira direita;
- Pular para roda dianteira esquerda;
- Depois pular para roda traseira esquerda:
- Por fim roda dianteira direita.
Sempre abastecendo reservatório.
ATENÇÃO OUTRA SUPER DICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Carros com regulador de pressão de carga nas rodas traseiras, onde tem a função de regular a pressão do fluido quando o carro estiver carregado ou vazio. Tem segredo para sangrar.
A roda deve estar apoiada no chão ou em alguma coisa, para liberar a passagem fluido. Essa válvula tem a função de corrigir o trajeto do carro com a melhor eficiência possível do freio, ou seja:
- Carro vazio: eixo baixo, ela vai restringir a passagem do fluido de freio ou pressão, para quando ocorrer uma situação de frenagem forçada, o carro não mude seu trajeto ou seja não perca sua linha de parada.
- Carro carregado: o peso vai forçar a suspensão para baixo, dessa forma liberando mais fluido ou pressão, mantendo a frenagem adequada e alinhada.